Fórum Panrotas: o que esperar das viagens em 2022?

Principais insights do Fórum Panrotas

A equipe do Império das Milhas está participando da edição 2021 do Fórum Panrotas. Durante o evento, diversos players importantes compartilharam suas experiências e contaram quais são as expectativas para o próximo ano. Como sabemos, a pandemia impactou fortemente a maneira como as pessoas enxergam as viagens. 

Da mesma forma, a maneira como as empresas, hotéis, companhias aéreas, agências, entre outros, também mudou. Por isso, para 2022 o que se prevê é um relacionamento totalmente diferente com as viagens. Assim, neste post você confere as principais novidades para o próximo ano. 

O Fórum Panrotas

Em sua 18ª edição, o Fórum Panrotas é um dos eventos mais importantes do setor de turismo no Brasil. O objetivo do fórum é reunir as principais lideranças deste mercado para discutir e compartilhar soluções para o mercado. Para isso, o evento realiza painéis, palestras e exibe cases de sucesso. 

Quais as mudanças no comportamento de viagem em 2022

Dentre os insights e conteúdos apresentados do Fórum Panrotas, o olhar para o consumidor e o que ele espera é o fator mais importante para definir como oferecer um bom serviço. Nesse sentido, a pesquisa da Travel Lab divulgou um panorama das Viagens no Mundo Pós-Vacina. Confira.

1 Mais flexibilidade nas viagens 

Seja para lazer ou trabalho, em 2022 os viajantes serão mais flexíveis. Na prática, as pessoas vão incluir mais viagens na sua rotina. Com isso, o movimento de pessoas que buscam unir trabalhos e lazer será maior. 

Nesse sentido, as empresas vão precisar se adaptar para oferecer tanto entretenimento quanto serviços ligados ao universo corporativo aos seus clientes. De acordo com a pesquisa, 80,12% dos viajantes de negócios vão conciliar trabalho com atividades múltiplas. 

2 Turismo regenerativo 

A pandemia despertou a atenção não apenas para o cuidado com a saúde, mas também com o planeta em geral. Por isso, a sustentabilidade será um fator decisivo na escolha de destinos, hotéis, atrações turísticas, meios de transporte, entre outros.

3 Slow travel

Viagens com múltiplos destinos, o famoso mochilão, não será a tendência em 2022. Para o próximo ano os viajantes querem viagens mais imersivas. Ou seja, as pessoas querem conhecer mais a fundo a cultura do local. Outro ponto importante é que as pessoas também querem consumir itens produzidos no destino. Isto é, a economia local será uma tendência também. 

4 Turismo de conteúdo 

Seguindo a tendência do slow travel, as pessoas também estão em busca de mais conteúdo durante a viagem. Isso quer dizer que os viajantes vão incluir em seus roteiros passeios de experiência que agreguem algum tipo de conhecimento. Seja relacionado a cultura ou mesmo as atividades econômicas do destino. 

De acordo com a pesquisa do Travel Lab, 41,60% dos viajantes se deslocam com o objetivo de aprender algo novo durante a viagem. Da mesma forma, 40,43% das empresas acreditam que essa será uma tendência no próximo ano. 

5 Experiência 

Sabemos que fazer uma viagem é viver uma experiência, mas em 2022 esse conceito deverá ser explorado em todos os momentos. 56,11% dos viajantes esperam que do check-in ao check-out as empresas ofereçam experiências exclusivas, eles querem viver algo novo, diferenciado. 

6 Turismo tech

O uso das ferramentas digitais no turismo foi tema comum nos discursos do Fórum Panrotas. A tecnologia foi importante aliada para as viagens durante a pandemia e em 2022 ela continuará sendo primordial. Segundo a pesquisa do Travel Lab, 73% dos entrevistados preferem realizar o check-in e/ou check-out por meio de ferramentas online. 

Da mesma forma, 79,68% dos viajantes já utilizam os smartphones para pesquisar destinos de viagens. Além disso, 77% dos viajantes do segmento luxo preferem conversar com suas agências por meio do WhatsApp. 

7 Viagens à trabalho 

Por fim, as viagens a trabalho tendem a ser menos frequentes em 2022. Entretanto, quando acontecerem elas serão mais longas. De acordo com a pesquisa, 46,92% dos viajantes não vão retomar o mesmo ritmo de antes da pandemia. Além disso, vão aproveitar a oportunidade para conhecer melhor o lugar. 

Você concorda com as tendências de viagens para 2022? O que acha que poderia ser incluído aqui? 

Fique ligado aqui no Império das Milhas para mais novidades do Fórum Panrotas. 

Os 4 melhores hotéis fazenda no Rio de Janeiro Os Melhores lugares para quem quer conhecer a neve Conheça a ferramenta do Kayak que busca hotéis 5 estrelas Opções de investimento para o seu dinheiro