FGTS como garantia para cartão de crédito. Entenda.

FGTS
FGTS poderá ser usado como garantia para cartão de crédito

Os cartões de crédito são um tema que divide opiniões entre os brasileiros. Ora é vilão, ora é mocinho. Talvez um dos principais motivos para essa discussão sejam as altas tarifas. Para se ter uma ideia, os juros médio com o rotativo — isto é, taxa cobrada quando apenas parte da fatura é paga — já chegaram a 296,1%. Assim, para reduzir essa cobrança o governo estuda usar o FGTS como garantia.

Como o FGTS seria utilizado? 

Desde o ano passado o governo tem permitido que os trabalhadores retirem parte do seu FGTS por meio do saque aniversário. Funciona da seguinte forma, uma vez por ano, no mês de nascimento, o indivíduo pode sacar uma parte do seu Fundo de Garantia. Atualmente, 2,7 milhões de brasileiros já fizeram essa transação. Assim, a intenção do governo é regulamentar esses saques como garantia de crédito. 

Ou seja, se os bancos puderem usar os recursos do FGTS como caução para operações de crédito, o valor dos juros nessa modalidade seria potencialmente reduzido. Em outras palavras, a instituição financeira poderia cobrar taxas menos abusivas, pois em casos de inadimplência o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço seria utilizado para cobrir a dívida. 

Vale lembrar que quando o saque aniversário foi criado no ano passado o governo já havia deixado claro as intenções de utilizá-lo como garantias para empréstimos pessoais, o que reduziria os custos dessa modalidade. Entretanto, a regulamentação com este fim ainda não foi feita. O mesmo vale para o uso do FGTS como proteção em operações com cartões de crédito. 

O governo não deixou claro se o FGTS também poderia ser utilizado como comprovação de renda para a adesão de cartão de crédito. Se na regulamentação for incluído um ponto como esse será muito interessante para aquelas pessoas que não conseguem esse produto por conta dos proventos mensais ou mesmo para aquelas que estão com nome bloqueado nos órgãos protetores de crédito

Como conseguir o melhor cartão do Bradesco em 2024? O que fazer em Portugal? 5 atrações imperdíveis As 5 melhores praias da Linha Verde, na Bahia O que fazer em São Roque: 5 atrações imperdíveis