Dinheiro esquecido em bancos já pode ser consultado

Dinheiro Esquecido

O Banco Central do Brasil colocou no ar no último domingo (13) o novo portal para consultas de valores a receber. O dinheiro “esquecido” nos bancos é proveniente de contas encerradas ou cobranças indevidas e seguirá um calendário para pagamento. O blog do Império das Milhas traz os detalhes para você, confira!

Valores a receber

De acordo com o Banco Central, em estudo realizado em junho de 2021, há cerca de R$8 bilhões em instituições financeiras. Isto é, recursos de cobranças indevidas ou remanescentes de contas antigas encerradas que muitos brasileiros nem sabem que têm direito. Mas, agora ficou mais fácil consultar se você tem ou não algum valor a receber, basta acessar o novo portal liberado pelo BC.

Assim, qualquer pessoa física ou jurídica pode acessar o endereço valoresareceber.bcb.gov.br e verificar. A consulta será feita pelo Sistema de Valores a Receber (SVR) e o dinheiro esquecido é transferido via PIX. No entanto, esse valor não é pago de forma imediata. É preciso se atentar ao agendamento oferecido pelo portal, que iniciará os pagamentos a partir de março, conforme tabela abaixo:

Passo a Passo

  • Consultar se tem direito em valoresareceber.bcb.gov.br
  • Quem não tiver valor disponível, pode realizar uma nova consulta em maio
  • Quem tiver valor disponível, só saberá a quantia seguindo calendário elaborado pelo BC. Ou seja, o sistema vai informar a data para retornar ao site, conhecer os valores e solicitar sua transferência
  • O prazo para transferência é de até 12 dias úteis

ATENÇÃO!!! Muito cuidado com golpes! O Banco Central do Brasil não envia links nem entra em contato com você para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais. Não  faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores.

O que você achou dessa novidade para consulta de dinheiro esquecido? Deixe o seu comentário. 

Portanto você já sabe, aqui no Império das Milhas tem as principais promoções dos programas de fidelidade, cartões de crédito, viagens e muito mais.

Passeios para conhecer Paris Will Bank ainda é confiável em 2024? As melhores ilhas da Bahia para conhecer em 2024 Lagoa da Pampulha: Conheça o cartão postal de BH