Câmara aprova medida provisória que retoma gratuidade no despacho de bagagens

Despachar bagagem
Medida Provisória aprova retorno de gratuidade no despacho de bagagem

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta semana, a Medida Provisória 1089/21 que reformula termos na legislação da aviação civil. Com o resultado, dá-se fim à cobrança aplicada no despacho de bagagem de até 23 quilos para voos nacionais. Já em voos internacionais, a gratuidade é de malas com até 30kg. Confira mais detalhes no Império das Milhas.

Fim da cobrança no despacho de bagagens

Entre os principais temas do texto, o destaque ficou para o retorno da gratuidade no despacho de bagagem, tanto em voos domésticos quanto internacionais. A emenda foi incluída durante a votação, na última terça-feira (26) e aprovada por 273 votos a favor, contra 148 opositores. No entanto, a medida ainda precisa passar em votação no Senado e, então, de sanção (ou veto) presidencial.

Dessa forma, a MP põe fim à resolução de 2016 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Nela, ficava autorizado a cobrança do despacho de bagagens pelas companhias aéreas. Em 2019, a Câmara também aprovou a retomada da franquia gratuita. Porém, à época, a medida sofreu veto presidencial.

Conheça a Medida Provisória

Como dito, a Medida Provisória (MP) 1089/21 visa atualizar temas da legislação de aviação civil no Brasil. Assim, elementos importantes passaram por revisão, como é o caso das cobranças no despacho de bagagens.

Contudo, a MP também aborda outros pontos. Por exemplo, a mudança nos valores e taxações aplicadas pela Anac. Ainda no texto, há a revogação de exigências antes tomadas para autorizar empresas estrangeiras a exercer serviço de transporte aéreo no território nacional. Assim, agora o processo se torna mais simplificado.

Em nota, o governo explicou que as medidas tomadas “atualizam e reduzem a burocracia de processos do setor aéreo”. A justificativa, portanto, é pela maior “eficiência na prestação de serviços e desenvolvimento da aviação civil”. Para saber mais sobre a MP, leia aqui.

E então, gostou do conteúdo? Fique atualizado das principais notícias no Império das Milhas. Acesse o site e fique por dentro das principais promoções dos programas de fidelidade, cartões de crédito, hotéis e muito mais.

Como conseguir o melhor cartão do Bradesco em 2024? O que fazer em Portugal? 5 atrações imperdíveis As 5 melhores praias da Linha Verde, na Bahia O que fazer em São Roque: 5 atrações imperdíveis