Brasil decide zerar IOF sobre o câmbio até 2029

Zerar IOF

Com o objetivo de acelerar o ingresso do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o governo federal decidiu zerar IOF em operações com moeda estrangeira até 2029. A medida é uma das obrigações a serem cumpridas pelo Brasil para adesão ao processo de acessão à OCDE, em alinhamento às práticas cumpridas pelos países que integram o grupo.

Na última terça-feira (25), a entidade aprovou o pedido para que o país possa iniciar as negociações formais para aderir ao chamado “clube dos países ricos”. De acordo com o governo, a redução do imposto será gradual e deve começar ainda em 2022. A princípio, prevista para operações de entrada e saída de recursos estrangeiros de curto prazo, ou seja, de até 180 dias.

O que é a OCDE?

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) foi fundada em 1961 e atualmente conta com 38 páises-membros. Dessa maneira, o principal objetivo da organização é promover padrões internacionais para resolver possíveis problemas no setor econômico, financeiro, comercial, social e, até mesmo, ambiental.

IOF zerado

De acordo com o governo, a mudança deve melhorar o cenário para as transações internacionais, pagamentos de serviços e de comércio exterior e transações de investimentos, sejam de curto ou longo prazos. Nesse sentido, não haverá discriminação entre os agentes econômicos que desejarem operar no país.

O corte do imposto vai contemplar quatro faixas de incidência do IOF cambial, com reduções graduais para cada faixa:

  • O primeiro grupo envolverá as operações de curto prazo
  • O segundo abrangerá transações com cartões de crédito ou débito, cheques de viagem e cartões pré-pagos internacionais
  • O terceiro englobará operações de?câmbio para aquisição de moeda estrangeira à vista no Brasil?. Além disso, englobará também transferência?de recursos de?residentes no país?para?disponibilidade?no exterior
  • O quarto grupo, por fim, envolverá as demais operações de câmbio.

O que você achou dessa novidade? Deixe o seu comentário. 

Portanto você já sabe, aqui no Império das Milhas tem as principais promoções dos programas de fidelidade, cartões de crédito, viagens e muito mais.

Como conseguir o melhor cartão do Bradesco em 2024? O que fazer em Portugal? 5 atrações imperdíveis As 5 melhores praias da Linha Verde, na Bahia O que fazer em São Roque: 5 atrações imperdíveis