Anvisa recomenda fim da exigência de testes de Covid em voos para o Brasil

Anvisa recomenda fim da exigência de testes de Covid para entrar no Brasil

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomendou o fim da exigência dos testes negativos de Covid para as pessoas que entrarem no Brasil. A medida, divulgada no último dia 23 de março, vale a partir do dia 1º de maio e somente para passageiros totalmente vacinados. Assim, o comprovante de vacinação continuará sendo exigido nos aeroportos.

A decisão faz parte de uma série de revisões propostas pela Agência nas regras para entrada de viajantes no Brasil, seja por via aérea, terrestre ou marítima. No entanto, a exceção da testagem dos passageiros vale apenas para os aeroportos. Ainda segundo a Anvisa, as quarentenas serão desnecessárias para os passageiros que ainda não tomaram a vacina. 

Vacinação abrindo fronteiras

O relatório da Agência tem como base o avanço da vacinação no país. Atualmente, o Brasil conta com cerca de 75% da população com duas doses. Além de uma melhora no cenário da pandemia. A vacina é o principal fator nas decisões sobre a flexibilização das exigências em todas as fronteiras. Ou seja, aéreas, marítimas e terrestres.

Por fim, a Anvisa propôs também o fim da necessidade de apresentar a Declaração de Saúde do Viajante (DSV). Veja a nota oficial emitida pela Agência através do link.

Dessa forma, de acordo com a Anvisa, passageiros com o ciclo vacinal incompleto ou ainda sem nenhuma dose, deverão apresentar testes negativos de Covid nos aeroportos na hora de entrar no Brasil. Entretanto, a agência autorizou o uso do exame de antígeno, realizado com 24 horas de antecedência.

O que fazer enquanto a medida não vale

No entanto, todas essas recomendações vão passar por análise. A decisão final cabe aos ministérios da Casa Civil — coordenador do grupo —, da Saúde, da Justiça e Segurança Pública, da Infraestrutura e das Relações Exteriores.

As medidas da Anvisa valem para voos a partir do dia 1º de maio. Portanto, as exigências usadas atualmente nos aeroportos para voos com destino ao Brasil seguem valendo. Ou seja, além do uso de máscaras, é preciso:

  • Resultado negativo em teste realizado até 24 horas antes do embarque;
  • Preenchimento da Declaração de Saúde do Viajante (DSV);
  • Comprovante de vacinação (digital ou impresso);
  • Quarentena de 14 dias para passageiros que não comprovaram vacinação.

Neste link você sabe mais sobre as medidas necessárias para entrada no país.

Acompanhe o Império das Milhas e fique por dentro das últimas notícias e das melhores ofertas e promoções

Como conseguir o melhor cartão do Bradesco em 2024? O que fazer em Portugal? 5 atrações imperdíveis As 5 melhores praias da Linha Verde, na Bahia O que fazer em São Roque: 5 atrações imperdíveis