American Airlines atualiza regras de flexibilização

American Airlines
American Airlines prorroga prazo das regras de floxibilização

Durante a pandemia do coronavírus muita coisa mudou no funcionamentos das companhias aéreas. Além de ter que cancelar vários voos por conta do fechamento de fronteiras em todo o mundo essas empresas precisaram flexibilizar as suas políticas de alterações de voos, bem como dos programas de fidelidade. Entretanto, o que parecia uma medida de curto prazo está durando mais que o previsto. Por isso, a American Airlines prorrogou algumas dessas regras.

Alterações e cancelamentos

Desde o início dessa situação a American Airlines suspendeu as taxas de alteração e cancelamentos de bilhetes. Dessa forma, os clientes podem solicitar uma única vez esses serviços de forma gratuita. O pedido deve ser feito no site da empresa, entretanto para agendar uma nova viagem será necessário ligar para central de atendimento. Veja a seguir quais situações estão cobertas por essas regras. 

  • Os clientes que compram um bilhete antes de 30 de junho de 2020 com viagem marcada entre 1º de março  e 30 de setembro de 2020 vão poder cancelar a passagem gratuitamente; 
  • Assim, as passagens compradas entre 1º de março e 31 de maio de 2020 seguem a mesma regra do item anterior; 
  • Da mesma forma, quem tiver bilhetes com vencimento entre 1º de março  e 30 de setembro de 2020 e que ainda não foi utilizado, poderá usar o saldo em novas viagens até 31 de dezembro de 2021.

Mudanças no programa AAdvantage

O programa de fidelidade da companhia também fez algumas mudanças nas suas regras. Assim, para evitar que os clientes fossem prejudicados o AAdvantage prorrogou a validade das milhas e reduziu a quantidade de milhas necessárias para a qualificação. Assim, clientes com status que vão expirar até 31 de janeiro de 2021 vão ter esse prazo estendido até 31 de janeiro de 2022.

Da mesma forma a American Airlines diminuiu em 50% a quantidade de pontos qualificáveis para upgrade de categoria em 2020. Os systemwide upgrades com vencimento em 31 de janeiro de 2021 que não forem utilizados até a data da validade terão esse prazo estendido até 31 de julho de 2021. Além disso, as premiações oferecidas aos clientes Executive Platinum tiveram a quantidade de milhas qualificáveis reduzidas. 

nova tabela de qualificação para as categorias de elite AAdvantage
Confira a nova tabela de qualificação para as categorias de elite AAdvantage

Por fim, os participantes do programa que emitiram bilhetes de viagem prêmio a partir do dia 1º de junho de 2020 vão poder alterar a data gratuitamente. Da mesma forma, vão ter o direito de receber a restituição de milhas desde que a solicitação seja feita em um prazo de 60 dias antes da viagem. 

O número de milhas qualificáveis para premiação foi reduzido
O número de milhas qualificáveis para premiação foi reduzido
cancelamento das viagens prêmio
Veja como será cobrado o cancelamento das viagens prêmio

Mudanças na operação da American Airlines

A companhia aproveitou para anunciar novas regras para os passageiros durante a pandemia. Dessa forma, será obrigatório o uso de protetores faciais durante o voo. A empresa afirma que irá disponibilizar uma quantidade de máscaras, porém recomenda que seus clientes providencie o item. Nas aeronaves o número de poltronas disponíveis foi reduzido para evitar aglomerações. 

Da mesma forma, os serviços de bordo foram limitados a Cabine Principal de acordo com a duração e destino do voo. Por fim a empresa tem feito mudanças sem aviso prévio no funcionamento dos balcões de check-in, logo os clientes são orientados a checar a disponibilidade do serviço. Vale lembrar que os clubes e lounges premium estão temporariamente fechados. 

O que você achou das mudanças realizadas pela American Airlines? Deixe o seu comentário. Até mais!

Passeios para conhecer Paris Will Bank ainda é confiável em 2024? As melhores ilhas da Bahia para conhecer em 2024 Lagoa da Pampulha: Conheça o cartão postal de BH