Aeroporto de Congonhas recebe aviões a jato

Aeroporto de Congonhas

O Aeroporto de Congonhas voltou a receber aviões a jato, neste domingo (6), depois da finalização da reforma, que foi realizada na pista principal. Então, para você que é viajante e utiliza essa modalidade de transporte já pode preparar as malas e embarcar com segurança e conforto de uma pista totalmente pavimentada no Aeroporto de Congonhas, localizado em São Paulo.

As obras deram conta de pavimentar as pistas possibilitando operações de pousos e decolagens mais seguras. Além disso, agora a estrutura oferece mais capacidade de drenagem da água da chuva e maior aderência para os pneus das aeronaves. A administração do Aeroporto de Congonhas, a Infraero, explicou que para isso precisou substituir o pavimento do asfalto para uma camada mais porosa, possibilitando o escoamento da água da chuva. A tecnologia é utilizada no Aeroporto Santos Dumont (SDU-RJ), desde 2019. 

Pouco mais de um mês de obras 

Em período de 32 dias, a Infraero conseguiu concluir a reforma, que foi iniciada justamente no período da pandemia do novo coronavírus. Segundo a administração, foi o melhor momento, por causa da escassa circulação e demanda de viagens.

No entanto, não foi só isso, a Infraero informou que o Aeroporto de Congonhas necessitou de pelo menos três turnos operando nas obras. Essa operação só foi possível após a instalação de 30 torres de iluminação. Isso viabilizou o trabalho de 180 profissionais nos 1.940 metros de comprimento de pista.

Investimento de R$ 11, 5 milhões

Para melhorar o Aeroporto de Congonhas foram feitas fresagem do revestimento asfáltico antigo, execução de camada estrutural de concreto no asfalto (CBUQ) com grooving na região das cabeceiras, e aplicação de camada superficial porosa de atrito (CPA) e sinalização horizontal.

Entretanto, a execução do trabalho necessitou de duas usinas de asfalto, materiais manejados por 120 caminhões, quatro vibro acabadoras, três fresadoras de asfalto, um equipamento de grooving. Portanto, foram investidos R$ 11,5 milhões para permitir mais conforto e uma experiência mais segura aos passageiros e tripulantes no Aeroporto de Congonhas através de viagens de aviões a jato. 

Período de reforma no Aeroporto de Congonhas  

O Aeroporto de Congonhas continuou recebendo pousos e decolagens na pista auxiliar, como o ATR-71 e Cessna Grand Caravan mesmo no período em que esteve em reforma. Contudo, através a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em conjunto com o aeroporto, empresas aéreas e Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). 

Essas e outras notícias você encontra aqui no Império das Milhas!

Passeios para conhecer Paris Will Bank ainda é confiável em 2024? As melhores ilhas da Bahia para conhecer em 2024 Lagoa da Pampulha: Conheça o cartão postal de BH