Alerta para os clientes que foram prejudicados pela 123milhas. Golpistas estão oferecendo a restituição de valores devidos, se passando por funcionários da empresa. Na última quinta-feira (31), a 1ª Vara Empresarial da Comarca de Belo Horizonte deferiu o pedido de recuperação judicial da empresa. Sendo assim, estão suspensas ações e execuções de dívidas contra a firma por 180 dias.
Alguns consumidores buscaram o Instituto Brasileiro de Consumidores e Titulares de Dados (IBCTD), afirmando terem recebido mensagens da 123milhas por WhatsApp. Nessas mensagens, é solicitado o preenchimento de um formulário para devolução dos pacotes. O formulário pede dados de um cartão de crédito, como validade e código de segurança.
Segundo o G1, em uma das mensagens, um representante de uma “Comission Federal de Comercio” se apresenta tanto como uma empresa parceira que trabalha com os sites de mediação consumidor.gov.br e Reclame Aqui quanto como SAC da 123milhas.
O portal entrou em contato com a diretora do IBCTD no Rio de Janeiro, Renata Ruback, que alertou: “Não é comum uma empresa pedir dados financeiros. O consumidor, na dúvida, não deve responder”. Ou seja, abordagens dessa forma – pedir dados financeiros por WhatsApp – é diferente dos procedimentos adotados pelos órgãos oficiais.
A instituição aconselha os consumidores que compartilharam suas informações de cartão de crédito a solicitarem imediatamente às administradoras o bloqueio de quaisquer transações.
O IBCTD encaminhou a denúncia para várias entidades, incluindo a Secretaria Nacional do Consumidor, responsável pelo portal consumidor.gov.br, o Reclame Aqui e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados, a fim de investigar qualquer possível vazamento de dados sensíveis.
Deixe uma resposta