Cartão universitário: por que você deve fugir deles?

Entenda por o cartão universitáio não é uma boa opção

Entrar na faculdade é certamente um ritual de passagem muito importante na vida de uma pessoa. Para muitos, esse momento representa não apenas a preparação para assumir uma profissão. Mas também é a época de sair de casa, mudar de cidade, conhecer novas pessoas e por que não, dá os primeiros passos no mundo financeiro. Nesse sentido, o cartão universitário chega a ser um símbolo de independência. 

Se você entrou na universidade há pelo menos 6 anos atrás, provavelmente já usou um desses. Contudo, será que esse tipo de cartão ainda é o mais indicado para quem está começando o ensino superior? Na nossa opinião, não! Mas, para explicar por que não recomendamos esse produto, decidimos elaborar este post. 

Quer saber por que você deve esquecer o cartão de crédito universitário? Então, venha com a gente! 

Afinal, o que é um cartão universitário? 

O cartão de crédito sempre foi sinônimo de liberdade. E quando se é jovem, ter um desses na mão é uma das melhores coisas que existe. Assim, pensando em atrair essa parcela da população para a economia do país, as instituições financeiras decidiram criar um produto adequado para esse público. Assim, surgiu o cartão universitário. 

Um produto destinado para jovens que estão cursando o ensino superior. A ideia do cartão universitário é muito interessante pois ele se faz presente num momento importante. Imagine uma pessoa que sai de casa e pode contar com o plástico para fazer compras do dia a dia? Ou ainda, aquele estudante que acabou de começar o estágio e finalmente vai poder mandar no seu dinheiro? 

O cartão universitário foi desenvolvido para jovens que estão no ensino superior
O cartão universitário foi desenvolvido para jovens que estão no ensino superior

Além disso, o cartão universitário leva em conta o momento de vida dos seus usuários. Por esse motivo, a maioria desses plásticos são isentos de anuidade ou contam com uma tarifa bem pequena. Tudo para facilitar o acesso dos jovens ao crédito e consequentemente a um relacionamento financeiro com as instituições. 

Por que não vale a pena ter um cartão universitário? 

Embora o cartão universitário tenha sido uma opção muito interessante para os estudantes de alguns anos atrás, hoje ele não passa nem perto das melhores alternativas. Felizmente, o mercado financeiro no Brasil cresceu muito, o que aumentou as nossas possibilidades. Assim, selecionamos aqui alguns motivos pelos quais você deve fugir deste tipo de produto. 

O cartão universitário ainda é burocrático

O acesso aos produtos e serviços financeiros está cada vez mais simples e democrático. Muitas instituições oferecem cartões de crédito gratuitos e sem a necessidade de comprovar renda mínima. Na maioria das vezes tudo o que você precisa fazer é se submeter a uma avaliação de crédito. Bem, esse não é o caso dos plásticos universitários. 

Ter um cartão universitário exige um processo um tanto quanto burocrático
Ter um cartão universitário exige um processo um tanto quanto burocrático

Por ser destinado a estudantes do ensino superior, é obrigatório comprovar que você está matriculado em uma universidade. Seja ela pública ou particular. Da mesma forma, algumas instituições só oferecem esse plástico para clientes de uma determinada faixa etária. Ou seja, quem está na faculdade, mas não tem a idade indicada não pode solicitar. 

Continue aprendendo sobre cartões de crédito:

Custos

Mesmo para quem faz estágio a grana costuma ser curta durante o período de faculdade. Assim, ter um plástico sem anuidade já é uma excelente vantagem. Contudo, essa não é uma regra para os cartões de crédito universitários. Hoje, a maioria desses produtos ainda cobra essa tarifa. Embora o valor seja pequeno, não dá para negar que é uma desvantagem frente a outras opções gratuitas. 

Muitos cartões universitários cobram anuidade
Muitos cartões universitários cobram anuidade

Limite

Para quem está começando a usar cartões de crédito, como por exemplo um jovem universitário, o excesso de crédito pode ser um risco. Por outro lado, um plástico com um limite muito apertado acaba inviabilizando a sua utilização. Em geral, o limite não passa de R$ 800,00. Além disso, não é fácil conseguir um aumento. 

O limite baixo é outro problema desses cartões
O limite baixo é outro problema desses cartões

Benefícios

Há alguns anos atrás, a grande vantagem de usar um cartão universitário era não ter que pagar anuidade. Contudo, com o passar dos anos, até esse benefício foi retirado. Por outro lado, o mercado já nos oferece excelentes opções de plástico em que é possível acumular milhas, cashback, além de ter acesso a serviços da bandeira de maneira gratuita. 

Se você acompanha o nosso blog há algum tempo já deve saber que ter um cartão de crédito é mais do que poder comprar a prazo. Essa ferramenta também pode nos oferecer excelentes vantagens. Por esse motivo, o cartão universitário perdeu espaço no mercado. Pois, além de ser mais exigente e ter um limite curto, ainda cobra anuidade e não oferece nenhum benefício. 

Três opções melhores que os cartões universitários

Se você estava procurando um cartão universitário, encontrou este conteúdo e descobriu que eles não são a melhor escolha, não precisa ficar triste. Afinal, o que não faltam são opções de plástico para quem está vivendo esse momento tão especial e precisa de um plástico de crédito. Pensando nisso, separamos três alternativas muito mais interessantes. Confira! 

C6 Crédito e Débito 

O cartão C6 Bank é considerado um dos melhores cartões de crédito de contas digitais e uma opção mais interessante que o cartão universitário. Por isso ele é figurinha carimbada nas nossas listas. Para começar, esse plástico não exige comprovação de renda mínima. Além disso, com ele é possível acumular até 0,05 pontos por real em compras tanto na função crédito, quanto débito. 

E o melhor, esse benefício não expira nunca! Outra vantagem é a possibilidade de trocar os seus pontos por milhas nos principais programas de fidelidade do Brasil. Da mesma forma, o cartão C6 oferece tag para pedágio e estacionamento, sem mensalidade. Mesmo sendo gratuito, os usuários podem solicitar um adicional, sem custos. Assim, para ter o seu cartão C6 Débito e Crédito, você precisa abrir uma conta gratuita no banco digital. 

Leia também:

Rappi Visa Gold 

Para quem prefere receber dinheiro de volta o Rappi Visa Gold é uma excelente opção. O plástico não tem anuidade e com ele você acumula 3% de cashback em compras no app e 1% nas demais aquisições. Além disso, esse cartão conta com outros benefícios oferecidos pela bandeira. Entre eles, seguro proteção de compras e para aluguel de veículos, saque e cartão emergencial, além de participação no programa Vai de Visa. 

Para solicitar você deve ter o aplicativo de delivery instalado no seu celular. Em seguida, na aba “Rappi bank” escolha qual cartão deseja, nesse caso a versão Gold. Depois, preencha a solicitação com os seus dados e aguarde. Se aprovado, você já poderá começar a usar a versão virtual para as suas compras.

Itaucard Click Platinum

Por fim, o Click Itaucard é uma excelente opção em comparação ao cartão universitário. Os usuários podem optar pela versão com bandeira Visa ou Mastercard, ambos são isentos de anuidade. Além disso, os usuários recebem 1 ponto a cada R$ 3,00 gastos na função crédito. Esse benefício é acumulado direto no iuup. 

Da mesma forma, a partir do 3º mês de utilização deste plástico os clientes podem ter um aumento no limite. Basta concentrar gastos no cartão e manter o pagamento das faturas em dias. Por fim, o Itaucard Click Platinum conta com benefícios da bandeira como seguro médico em viagens, serviço de concierge, seguro auto, entre outros. Para solicitar é necessário preencher o cadastro no site do Itaú.  

O cartão universitário perdeu espaço com a democratização do mercado financeiro. Felizmente, existem excelentes opções de plástico para quem está cursando o ensino superior e espera contar com a facilidade oferecida por este produto no seu dia a dia. Neste post apresentamos algumas alternativas para realizar compras a prazo e acumular benefícios. 

Mas, se você deseja continuar aprendendo sobre cartões de crédito, participe do nosso grupo no Telegram. No Segredos do Império compartilhamos diariamente notícias e conteúdos sobre este e outros assuntos como por exemplo, programas de fidelidade, promoções e viagens. 

Para fazer parte é muito simples, clique neste link e cadastre-se gratuitamente. Nos vemos no Segredos do Império!