Após cinco meses de interrupções, o Aeroporto de Porto Alegre, o Salgado Filho, retomou suas operações comerciais nesta segunda-feira (21/10). O terminal estava fechado para atividades comerciais devido a obras de recuperação da pista. Saiba mais detalhes no Império das Milhas!
Encontre neste texto
Aeroporto de Porto Alegre retoma voos comerciais após cinco meses
A reabertura dos voos comerciais no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, foi possibilitada após a conclusão de uma fase importante das obras, que incluiu a recuperação de 1,4 mil metros da pista de pousos e decolagens, além da revitalização das faixas de taxiamento, sinalização e sistemas de energia do terminal.
A Fraport, concessionária responsável pelo terminal, informou que o Aeroporto de Porto Alegre está preparado para operar até 128 frequências diárias, com uma média de 12 operações por hora, entre 8h e 22h.
A volta dos voos comerciais no terminal também abre portas para a retomada do turismo, tanto de lazer quanto de negócios. Com rotas internacionais programadas para recomeçar no início de 2025, a cidade se prepara para receber um fluxo crescente de turistas e viajantes a negócios, reforçando sua posição como um dos principais polos econômicos do sul do Brasil.
Primeiro voo após pausa no Aeroporto de Porto Alegre
O primeiro voo comercial, operado pela Azul Linhas Aéreas, partiu de Viracopos (Campinas) e aterrissou às 8h10. O primeiro embarque, com destino a Congonhas (São Paulo), ocorreu às 8h50. A retomada será gradual, seguindo os protocolos de segurança internacional.
Nesta fase inicial, as aeronaves utilizarão 1.730 metros da pista, tornando o aeroporto apto para voos nacionais. No entanto, a expectativa é que a pista completa seja entregue até 16 de dezembro, quando a Copa Airlines deve retomar a rota para a Cidade do Panamá.
Outro anúncio importante foi a volta dos voos para destinos como Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Guarulhos, Rio de Janeiro e São Paulo. A partir de janeiro de 2025, companhias como Aerolíneas Argentinas e Latam devem reiniciar voos diretos para Buenos Aires, Lima e Santiago.
De acordo com os dados da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), nos primeiros seis meses de 2024, o aeroporto movimentou US$ 108,1 milhões em produtos, uma queda de mais de aproximadamente US$ 67 milhões em relação ao mesmo período de 2023.
A expectativa é que, com a retomada total das operações no aeroporto, o estado recupere o fôlego econômico perdido nos últimos meses, impulsionando setores vitais para a economia local e nacional.
O que achou dessa novidade? Compartilhe sua opinião nos comentários!
Programe sua viagem com o Império das Passagens
Aqui no Império das Milhas você fica por dentro de todas as novidades do mundo das milhas e no Império das Passagens você encontra diversas ofertas de bilhetes aéreos com um atendimento de qualidade e profissionais capacitados para atender a sua necessidade.
Não perca mais tempo, faça sua cotação com um de nossos agentes e adquira o seu pacote de viagens com a Império das Passagens.
Deixe uma resposta