A cobertura para assistência médica é um item importante e obrigatório em muitas viagens. Felizmente, existem algumas formas de ter acesso a essa proteção de maneira gratuita. Uma delas é o CDAM (Certificado de Direito à Assistência Médica).
Se você deseja ter acesso ao seguro saúde sem ter que pagar, está no lugar certo. Neste story vamos explicar o que é o CDAM, como ele funciona, quem pode solicitar, entre outras coisas.
O CDAM é uma alternativa que nos oferece essa proteção de forma gratuita. Basicamente, ele permite que brasileiros e residentes do Brasil, tenham acesso aos serviços dos sistemas de saúde pública de alguns países.
Entretanto, é preciso ser contribuinte da Previdência Social para ter acesso a esse benefício. Além disso, apesar de o CDAM ser gratuito e permitir o atendimento em hospitais públicos, não quer dizer que você não vai pagar nada.
Atualmente esse documento é aceito em Portugal, Cabo Verde e também na Itália. Contudo, é importante salientar que para cada destino é necessário preencher um formulário diferente.
A solicitação deste documento é totalmente gratuita e o Governo Federal é o responsável por essa emissão. Mas, antes de tudo, você precisa entender que há dois tipos de CDAM. E a escolha varia de acordo com o seu país de destino.
PB4: esse é o CDAM para quem pretende viajar para Portugal ou Cabo Verde; IB2: quem viajar para Itália deve solicitar esse documento para ter acesso ao atendimento em hospitais públicos. A solicitação do documento é realizada em duas etapas.