Qual o melhor momento

para comprar passagem aérea?

Comprar a passagem aérea com desconto nem sempre é uma missão fácil. Conseguir essa façanha exige muita pesquisa e dedicação. Mas, no meio do caminho muitas pessoas desistem, pois, quanto mais procuram, mais o preço aumenta.

O conselho de comprar o bilhete antecipadamente é difundido por muitos blogs, agências e até mesmo pelas companhias. Mas, essa informação é, na maioria dos casos, incompleta. Acontece que existe um limite de precedência para garantir bons preços.

Em geral, as companhias aéreas abrem as vendas de um determinado voo até 12 meses antes da viagem. Contudo, no primeiro momento é cobrada a tarifa cheia por dois motivos.

O primeiro deles é que a empresa tem um bom prazo para conseguir ocupar, isto é, vender todos os assentos. Assim, quanto mais bilhetes ela comercializar na tarifa cheia, mais lucro.

O segundo motivo, é que a concorrência é pequena logo que um voo é aberto para as vendas. Assim, sem uma outra companhia comercializando o mesmo trecho, na mesma data a empresa não tem motivos para realizar promoções.

Além de pagar mais caro, comprar passagem aérea com tanta antecedência pode render outros problemas. Vamos combinar que em 12 ou 6 meses muita coisa pode mudar, e com as companhias aéreas não é diferente.

Embora as empresas trabalhem com planejamentos de longo prazo, imprevistos acontecem e elas precisam se adequar. Assim, essas mudanças podem acabar afetando quem comprou a passagem aérea. Um exemplo bem comum é as alterações de horário.

Pode acontecer de o seu voo cair e a empresa ter que lhe realocar em outro voo, num horário diferente, o que pode atrapalhar os seus planos. Em alguns casos o seu trecho que era sem escalas passa a ter uma ou mais conexões.

Quer saber das regras de ouro na hora de comprar sua passagem aérea? Acesse a nossa matéria completa e descubra.

Seta